Classisismo

 

 

O Classicismo surgiu no século XVI, com o poeta Sá de Miranda.

O Classicismo surgiu quatro séculos depois do trovadorismo. Esse movimento literário nasceu em Portugal, onde também recebeu o nome de Quinhentismo.

O classicismo se manifestou no século XVI, com o poeta Sá de Miranda. O movimento recebeu forte influência das grandes navegações do século XVI.

A literatura desse período foi marcada pelo antropocentrismo, onde o homem volta a ser o centro do universo. Essa característica se manifestou na arte e na literatura da época.

O tema predominante nas obras é o homem. Nesse movimento também há uma retomada das características das obras da antiguidade, da idade clássica.

Esse período artístico e literário se estendeu pelos séculos XVI, XVII e XVIII, nos quais aconteceram a queda do feudalismo, a expansão marítima e o desenvolvimento do capitalismo.

O Classicismo surgiu durante o Período do Renascimento, já no fim da Idade Média. As obras do Classicismo contam com a presença constante de adjetivos, perfeição estética, mitologia pagã e a busca do ideal de beleza da Antiguidade Clássica.