Translate this Page




ONLINE
1





Partilhe esta Página




A Zeno Media Station

 

 Conheça a Loja de cosméticos Cícero-Cultura

Acesse a Loja Cícero-Cultura

 

 

 

 

Rádio Hunter FM Gospel

    

A Melhor Rádio Gospel do Brasil!

 

 

 Rádio Hunter FM Gospel

 

 

Colabore com o

Projeto Cícero-Cultura

 

Faça sua doação:

Queridos...

Doem qualquer valor e colaborem com o crescimento do meu projeto.

Muito Obrigado! ☺️

 

                                                          

 

 

 

 

Pix:

 

cicero-cultura@outlook.com

 

 

 

 

 

  

     

     


Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa
Diagrama de Causa e Efeito - Ishikawa

 

Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa) na prática

Infelizmente muitas empresas preferem procurar culpados e até demitir, ao invés de estudar as causas dos problemas e não conformidades da empresa, dos clientes ou dos fornecedores para adotar ações corretivas e assim evitar a reincidência dos problemas e não conformidades. Depois estas empresas não sabem porque estão perdendo os clientes, perdendo bons funcionários, porque o clima organizacional é ruim, porque o número elevado de acidentes, refugos, retrabalhos, absenteísmo, turnover e porque a empresa não dá lucro.

Se a sua empresa possui uma gestão moderna e não procura culpados e sim a solução, o diagrama de causa e efeito (Ishikawa)é uma ótima ferramenta que utilizada juntamente com o ciclo PDCA vai ajudar a empresa a eliminar problemas, não conformidades, eliminar desperdícios, reduzir custos e implementar melhorias.

"Todos os problemas e não conformidades possuem causas que devem ser analisadas, e para cada causa é preciso tomar uma ação corretiva para evitar a reincidência dos problemas e não conformidades." 

O diagrama de Ishikawa também conhecido como diagrama de causa e efeito ou espinha de peixe é uma ferramenta utilizada para a análise de dispersões no processo, a ideia básica desta ferramenta é fazer as pessoas pensarem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra. Esta ferramenta leva em conta que todos os tipos de problemas, podem ser classificadas em 6 tipos diferentes de causas principais que afetam os processos (Método, Matéria-prima, Máquina, Medição, Mão-de-Obra, Meio Ambiente).

 

 

Vejamos então o significado de cada "M" 
  • Matéria-prima: toda causa que envolve o material que estava sendo utilizado no trabalho;

  • Método: toda a causa envolvendo o método que estava sendo executado o trabalho, procedimento, instrução de trabalho, padrão, etc.;

  • Mão-de-obra: toda causa que envolve uma atitude do colaborador (ex: procedimento inadequado, pressa, imprudência, ato inseguro, falta de conhecimento e/ou experiência, etc.)

  • Máquina: toda causa envolvendo a máquina ou ferramentas que estava sendo operada e utilizada;

  • Medição: toda causa que envolve os instrumentos de medida, sua calibração, a efetividade de indicadores em mostrar as variações de resultado, se o acompanhamento está sendo realizado, se ocorre na frequência necessária, etc.

  • Meio ambiente: toda causa que envolve o meio ambiente em si (poluição, calor, poeira, etc.) e, o ambiente de trabalho (layout, falta de espaço, dimensionamento inadequado dos equipamentos, etc.).

Como se faz um Diagrama de Ishikawa

1) Defina o problema: O primeiro passo é definir um problema ou não conformidade. Para tanto, evite ser genérico na definição do problema, prefira definir o problema de forma objetiva e em termos de qualidade que possa ser mensurável. Crie a espinha de peixe e defina o problema que será analisado e faça um traço na horizontal e marque a direita deste traço o problema que foi definido, em perpendicular a este traço, aplique os 6Ms.

2) Reúna a equipe: Este é o momento de gerar um brainstorming sobre o problema levando em consideração a estrutura dos 6Ms. É interessante participar deste brainstorming pessoas que estão relacionadas com o problema e de outras áreas, com diferentes perspectivas que agregam valor neste momento.

3) Analise as causas e fatores atrelados a estas e planeje ações: Faça uma análise das causas de forma a detectar causas que impactam mais no problema e quais as soluções "ações corretivas ou preventivas" propostas. Após isto, planeje um plano de ações definindo os responsáveis e o prazo para cada ação, utilize a ferramenta 5W2H.

 

"Antes de demitir, elimine todos os Desperdícios, Inove, melhore a Qualidade, aumente a Produtividade, Fidelize os seus Clientes, realize Parceria com os seus Fornecedores, Treine e Motive seus Colaboradores e crie uma cultura de Melhoria Contínua na vossa empresa." Na crise ou em qualquer época, pense fora da caixa. Evite demitir antes de eliminar todos os desperdícios, reduzir custos e implementar a cultura da melhoria contínua na vossa empresa para ter um CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL.

 

1. Fidelize os seus clientes;

2. Invista em Qualidade & Produtividade;

3. Premie os criativos e pró-ativos;

4. Invista nas pessoas;

5. Lidere de maneira construtiva;

6. Estabeleça prazos;

7. Busque atingir metas;

8. Converse com pessoas fora da empresa;

9. Veja nos problemas oportunidades de melhoria;

10. Estimule a equipe a ter ideias.

 

 O QUE O #BRASIL PRECISA PARA #CRESCER COM #SUSTENTABILIDADE:

 

 - O povo votar em políticos competentes e honestos;

 - Investir pesado em educação em todos os níveis e em todos os estados;

 - Reduzir ao máximo o número de partidos e políticos;

  - Acabar com a reeleição “fim do político profissional”;

  - Acabar com a imunidade parlamentar;

 - Implantar leis severas contra corruptos e corruptores;

  - Investir pesado em desenvolvimento, pesquisa e tecnologia;

 - Reduzir ao máximo o custo Brasil;

 - Enxugar a máquina pública e ter no quadro público somente pessoas competentes, qualificadas e com experiência no assunto;

 - Cobrar impostos justos de pessoas físicas e jurídicas e combater a sonegação;

 - Acabar com os desperdícios no setor público e privado;

 - Investir pesado na industrialização do país, no turismo, na agricultura e em todos os setores da economia que gerarem riqueza e empregos;

 - Incentivar a Qualidade e Produtividade nas organizações brasileiras;

 - Acabar com a exploração financeira de bancos, operadoras de cartão de crédito e instituições financeiras em geral;

 - Investir pesado em infraestrutura e diversificar os meios de transporte de cargas, utilizar mais ferrovias e hidrovias;

 - Investir pesado em saúde, segurança pública, transporte público, habitação, saneamento básico, meio ambiente, etc;

 - Investir pesado em fontes de energia limpa renovável eólica, solar e energia das correntezas, marés e ondas do mar;

 - Deixar de ser somente o país das commodities e passar a ser também o país de produtos de alto valor agregado;

  - Proteger a indústria brasileira de países que praticam dumping.Paulo Bispo